top of page

Press release

​

 

Uma das bandas precursoras do rock'n'roll no Brasil, o Made in Brazil é símbolo de longevidade e personalidade na música. Com 50 anos de estrada, é a banda brasileira em atividade há mais tempo, sustentando status de lenda e patrimônio histórico do cenário rockeiro nacional. São 54 anos ininterruptos.

 

Formada em 1967, no bairro da Pompéia, na cidade de São Paulo, pelos irmãos Oswaldo Vecchione e Celso Vecchione, lançaram seu primeiro álbum em 1974, pela RCA. Intitulado "Made in Brazil", o trabalho inaugural chamou atenção pelo estilo enérgico e foi considerado um dos melhores discos de rock da década. 

 

A partir de então, foram vários discos lançados (vinte discos, ao todo), como "Jack, O Estripador" (1975), "Paulicéia desvairada” (1978) e “Minha Vida É Rock 'n' Roll” (1981), álbum que marcou a consolidação do baixista Oswaldo como vocalista, função que assume até hoje. O disco “Massacre” e os shows da tour, de 1977, foram censurados e proibidos na época pelo regime militar.

 

A união do Rock’n’roll e diversas influências, onde as letras e os arranjos se comunicam facilmente  com qualquer tipo de público, são características de uma das bandas de rock mais antigas, em atividade no país, a Made in Brazil.

O Made in Brazil passou e atravessou diversos movimentos musicais em sua trajetória. Com influências das bandas inglesas que vão de Rolling Stones, Kinks, Animals, Who e Yardbirds até bluezeiros clássicos, o grupo paulistano é reconhecido por sua pegada clássica, a lá “Chuck Berry”, com musicas dançantes e letras irreverentes, como manda a cartilha do Rock.

Os vinte e um  discos de,  sua discografia oficial evidenciam as marcas do tempo, mas surpreendem ao revelar conexões interessantes, entre as cinco décadas de sua criação, mostrando que o grupo está atento as novas sonoridades, mas conectado com o puro rock que a fez surgir ao final da década de 60.

Para festejar os 54 anos do grupo, esse ícone do rock nacional, volta aos palcos brasileiros, nos shows da Tour 50 Anos, brindando e festejando com seus inúmeros fãs espalhados pelo pais, levando seu rock, alegre e dançante, num espetáculo vibrante, cuja única missão é de divertir os espectadores.

 

Nesses shows comemorativos, o grupo paulistano faz um apanhado consistente de sua obra, reunindo algumas das mais importantes músicas que já compôs e outras pouco experimentadas.O repertorio foi idealizado especialmente para essas comemorações, de uma das peças fundamentais do rock brasileiro, o Made in Brazil.

Um dos fatos curiosos que cercam a trajetória do Made diz respeito às constantes mudanças em sua formação. Por esta razão, pediu o recorde mundial, junto ao Guinness, da banda de rock  em atividade com o maior número de formações do mundo - ao total, foram mais de 200, onde atuaram ate o momento 118 músicos. A banda continua na estrada capitaneada pelos irmãos Oswaldo e Celso, sendo que Oswaldo é o único integrante que nunca deixou a banda.  

 

Agora em 2021, pós Pandemia e vírus e um AVC do líder vocalista e baixista Oswaldo ROCK Vecchione, o Made continua na estrada, e roda o Brasil com o show de lançamento de seus novos discos o CD (duplo) e o DVD (Triplo) Rock Festa. Juntamente com esses dois lançamentos a banda esta lançando também o vinil (LP) Jack o estripador ao vivo – Tributo ao vocalista Percy Weiss (RIP), que nos deixou em 2015.

O show, traz composições de autoria da banda paulistana, verdadeiros clássicos como “Anjo da Guarda”, “Paulicéia Desvairada”, “Minha Vida é Rock”n”Roll”, “Jack o Estripador”, “Os Bons Tempos Voltaram” e “Uma Banda Made in Brazil”, além de “Gasolina”, “Vou te virar de ponta cabeça” e outras.

No palco:

Oswaldo “Rock” Vecchione (vocal, e gaita)

Celso “Kim” Vecchione (guitarra e baixo)

Rick “Monstrinho” Vecchione (bateria)

Guilherme “Ziggy” Mendonça (guitarra e violão)

Solange A. Blessa “Sol” – (vocais de fundo)  

Octavio “Bangla” Lopes  (sax)

Marcelo Frisoni – ( baixo e violão).

 

Participações:

Wanderley Issa “Wander” – teclados

Tiago Mineiro – teclados

Rubens “Rubão” Nardo” – vocais e violão

 

Contatos:

bandamadeinbrazil@hotmail.com

11- 95744.2593 wz

Face: https://web.facebook.com/madeinbrazilbanda/

​

​

​

​

MADE IN BRAZIL

 

Ícone do rock brasileiro, o grupo Made in Brazil completa 54 anos de atividade, com shows pelo Brasil (tour 2021) e lançando novo disco “ROCK FESTA” (21º), que foi gravado ao vivo e conta com 23 convidados.

 

 

Fundado no mítico ano de 1967, o grupo Made in Brazil é uma das principais instituições do rock paulistano e atravessou décadas ininterruptas levantando a bandeira do gênero. Capitaneado pelo heróico Oswaldo Vecchione, o grupo é um espécime raro na fauna musical brasileira e completa cinco décadas em plena atividade.

 

A importância do Made in Brazil vai muito além da longevidade e do rock’n’roll. É a banda que mais teve formações diferentes na história - e não apenas no Brasil -, com mais de duzentas variações de integrantes da banda, que além de nomes clássicos à história, como Celso “Kim” e Rick Vecchione, irmão e filho  de Oswaldo, Cornélius Lúcifer, Percy Weiss, Ricardo Fenilli, Tony Babalu, Wander Taffo, Octavio “Bangla”  e Deborah Carvalho, além de colaboradores esporádicos do peso do  artista plástico Antonio Peticov, o produtor Ezequiel Neves e o cantor Ney Matogrosso (que foi vocalista de apoio da banda em uma temporada de shows). Foi uma das primeiras bandas do Brasil a tocar com duas baterias e a desbravar o país por cidades que nunca tinham visto um show de rock na vida.

 

Também foi a primeira banda de rock a apresentar um trabalho autoral no Teatro Municipal de São Paulo e também a primeira a gravar e se apresentar com uma bateria de escola de samba. Sua origem no bairro da Pompéia também ajudou a firmar a influência deste bairro como berço do rock em São Paulo.

 

Mas a resistência e a sobrevivência é sua grande marca, que fizeram-na existir por tantos anos, enfrentando desde a resistência careta ao rock nos seus primeiros anos quanto a ultrapassagem do gênero por estilos mais populares. Uma banda que teve um disco censurado, colocou um tanque de guerra em cima do palco em plena ditadura militar e converteu o clássico “Aquarela do Brasil” às guitarras, nunca negando suas origens, sempre cantando em português.

 

Ao assistir o Made in Brazil, você alem se divertir, vai estar celebrando sua importância, para que eles possam desfrutar da saudação ao próprio legado.

 

                                                               Alexandre Matias é curador de música e produtor cultural

​

​

​

bottom of page